Case: Catraca flap para controle de público feita em 3 dias

O ano de 2020 trouxe ao mundo uma pandemia jamais antes vista, transformando para sempre a forma como vivemos. Nesse cenário, tomar os cuidados necessários para diminuir o contágio tornou-se imprescindível. Pensando nisso, um dos principais cuidados necessários, diz respeito à evitar aglomerações em ambientes fechados ou abertos.




Com isso, a equipe da CoemJr enfrentou um desafio: como controlar o número de pessoas dentro de um estabelecimento público e sujeito a lotação sem que ele ultrapasse as indicações de segurança?


O Problema

Pensando nos desafios antes listados, nosso cliente final, uma Prefeitura do estado de São Paulo, tinha uma demanda específica: um dispositivo que controlasse o número de pessoas dentro de um Poupa Tempo. Esse projeto também exigia uma série de particularidades como:

  • Um leitor de cartão de identificação pessoal com foto;
  • Câmera pra reconhecimento facial, para confirmar a validade do documento;
  • Medidor de temperatura corporal com o objetivo de impedir a entrada de pessoas com sinais de febre.

Logo, temos o maior desafio: a máquina precisava de um desenvolvimento completo em 3 dias corridos para que o cliente pudesse dar andamento a projetos paralelos.


O desenvolvimento em 3 dias

Desenvolvemos a máquina de forma ágil para satisfazer as exigências do cliente. Sendo assim, dividimos o projeto em quatro módulos: estrutura, sistema de movimentação, portas e sensores.



Dessa forma, o desenvolvimento envolveu projetização, modelagem CAD, desenhos técnicos, escolha do modelos de motor de passo e dimensionamento de mecanismos específicos para este caso particular de catraca flap. Outros passos envolvidos foram para atender as demandas citadas anteriormente: posicionamento de câmera, leitor de cartão, medidor de temperatura, entre outros.




O projeto: catraca flap

https://cdn.statically.io/img/coemjr.com.br/f=auto%2Cq=70/wp-content/uploads/2020/10/Case-Catracoem-Catraca-Unica-1.png

Projeto modelado em CAD pelo software SolidWorks

Para resolver todos estes requisitos, a CoemJr desenvolveu uma máquina capaz de realizar todas as medições necessárias, contando com sensores de presença, leitores de documento e câmera. Dessa forma, a projetização do mecanismo principal foi criada com uma atenção especial visando principalmente que ele fosse discreto, compacto e eficaz, inspirado em catracas flap já existentes no mercado.



Logo, como foi exigido pelo cliente, o desenvolvimento da máquina foi executado com êxito em 3 dias corridos, recebendo uma nota 10 de satisfação.

“O pessoal da Coem fez um projeto de uma catraca Flap. Tivemos bastante pressa, e o pessoal da Coem conseguiu nos atender com rapidez, atenção e qualidade.”

Johannes Van Dooijeweert


Fale Conosco!

Tem interesse em conhecer melhor o portfólio da CoemJr ou gostaria de desenvolver o seu próprio projeto? Fale com a gente!

Gostou do Conteúdo? Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buscamos ser o ponto potencializador de resultados, propondo soluções completas de engenharia.

Contato

Receba Nossos Conteúdos!

CoemJr 2021 © Todos os Direitos Reservados

ATENÇÃO! Ao navegar no site Coemjr.com.br, você concorda com a utilização de cookies, conforme descrito em nossa Política de Privacidade.