Case: Estação de bicicletas autossuficiente para Universidades

Viagens sob demanda, veículos elétricos, serviços de planejamento de rotas e bicicletas. Esses são alguns instrumentos que, aliados à tecnologia, fazem parte de uma nova tendência de locomoção no meio urbano, a chamada “nova mobilidade”.

Neste artigo, falaremos especialmente das bicicletas, ponto focal do desenvolvimento do Bikoem.

O crescimento das estações e dos serviços de bike sharing foi significativo nos últimos tempos. Depois disso, com o surgimento desse novo modal de mobilidade, muitas vantagens emergiram dessa alternativa para o deslocamento rápido:

  • Excelente transporte para pequenas distâncias;
  • Meio de locomoção saudável;
  • Não poluente;
  • Versátil e de simples utilização.

Pensando no grande problema de mobilidade presente na própria universidade, a CoemJr desenvolveu o Bikoem, projeto que, com estações de bicicletas autossuficientes, promete facilitar o deslocamento dos estudantes pelos campus da universidade.

O que é o Bikoem?

O Bikoem é um projeto social da CoemJr que tem como cliente final os estudantes da Universidade Federal do Paraná (UFPR), mais especificamente dos que frequentam os Campus Politécnico e Botânico.

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Visando um baixo gasto energético e economia de gastos, a estação foi desenvolvida para ser autossuficiente, utilizando da luz solar como fonte de atividade.

Por conta das grandes dimensões do local – aproximadamente 500.000 m² no total – a simples atividade de andar entre os departamentos acaba sendo um desafio recorrente.

Então, após a análise da grade horária dos alunos aliada aos grandes deslocamentos exigidos entre uma aula e outra, tornou-se evidente esse problema de mobilidade dentro do centro universitário.



Assim, o projeto foi desenvolvido para a replicação de estações de bicicletas posicionadas em locais estratégicos dentro dos campus, visando uma melhora na experiência universitária desses estudantes. 

Em um planejamento inicial, o objetivo era melhorar a integração do Politécnico e do Botânico. No entanto, com o sucesso em sua aplicação, é esperado que haja uma expansão em suas estações de bicicletas para outros campus da UFPR e, de repente, para locais com grande fluxo de pessoas na cidade de Curitiba.

A adoção de alternativa semelhante foi realizada por diversas Prefeituras do país. O Sistema de Bicicletas Públicas (SAMBA) recebeu, por exemplo, o apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Pernambuco e Salvador. O SAMBA é um projeto implantado e operado pela empresa Serttel, a qual conta com o apoio do Banco Itaú.

Desenvolvimento

Em primeiro lugar, foram estudadas referências europeias e brasileiras de locais que já implantavam sistema semelhante de aluguel de bicicletas. Com essas fontes diversas, a equipe iniciou a projeção do Bikoem, idealizando, dimensionando e modelando a estação de bicicletas até o seu estado final.

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Durante o desenvolvimento do projeto, houve alinhamento com o reitor da universidade para que a CoemJr seguisse alguns critérios de execução. Dentre eles, a economia energética, motivo pelo qual o projeto tornou-se autossustentável, utilizando da luz solar como fonte energética.



Para projetar algo eficiente e, de fato, aplicável para a UFPR, foram estudados e pontuados os melhores locais para o estabelecimento de cada unidade, além de cada parte da montagem ter sido pensada minuciosamente para o sucesso em sua utilização.

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