Case: Automatização da produção das placas do Mercosul

Existem diversos maneiras de automatizar processos personalizados de estampagem. Neste case, é possível conferir como a CoemJr desenvolveu uma máquina de estampagem capaz de automatizar a produção das placas automotivas padrão Mercosul.

O cliente

A JKG do Brasil é uma das empresas líderes de mercado na produção de placas automotivas de identificação. Localizada em Londrina, no Paraná, traz toda qualidade de sua matriz holandesa, reconhecida internacionalmente.


na foto, uma placa automotiva com a estampagem dos caractéres JKG2A19 sendo inserida na parte da frente de um carro branco

Placa automotiva padrão Mercosul produzida pela JKG do Brasil

O problema

A produção de placas de identificação automotivas no Brasil passava por um processo necessariamente manual. Assim, essa etapa exigia a inserção humana dos caracteres (letras e números) na posição desejada e, após isso, ocorre a estampagem da placa virgem em uma prensa.

Portanto, pelo fato de ter uma etapa manual, duas problemáticas principais eram encontradas:

  • produção abaixo do desejado (cerca de 30 por dia) e
  • erros frequentes, algo inaceitável quando se trata de um produto que deve seguir uma série de normas

Sendo assim, a proposta trazida pelo cliente se tratava do desenvolvimento de uma máquina de estampagem que automatizasse a produção das placas automotivas padrão Mercosul.

Tudo isso, aumentando a produção de 30 para 600 placas/dia, acabando com os erros humanos e deixando a seleção das matrizes caractere (letras e números) totalmente automatizada.

Tal tecnologia era inexistente na América Latina, porém, era possível encontrá-la na produção de placas do padrão europeu.

Desenvolvimento

O desenvolvimento do projeto foi separado em 5 módulos: armazenamento, inserção, matrizes, estrutura e deslocamento. Eles foram produzidos em paralelo, de modo a garantir a maior velocidade possível da entrega ao cliente.

Durante o seu andamento, a equipe usufruiu de recursos da engenharia reversa. Foram analisados componentes já utilizados pelo cliente na sua produção anterior, bem como vídeos de máquinas de estampagem encontradas na Europa.

Paralelamente a isso, eram, também, feitas reuniões periódicas na sede do cliente, para garantir o melhor alinhamento de expectativas possível.

Com isso, o desenvolvimento pode, ao máximo, ser adequado tanto às necessidades do cliente, quanto do mercado encontrado no exterior.

na foto, uma parte de uma máquina de estampagem de placas automotivas padrão europeu.

Máquina de estampagem padrão europeu

O projeto: máquina de estampagem

O projeto foi entregue após 9 semanas de desenvolvimento. O cliente teve acesso, com a sua finalização, a todos os desenhos técnicos (CAD), modelagens e recursos necessários para produção e, se desejada, comercialização.

Assim, foi entregue um projeto mecânico completo de um desenvolvimento de máquina de estampagem de placas automotivas.

Descrição: na foto, uma renderização da máquina desenvolvida pela empresa. Pode-se ver um pistão pneumático, uma série de perfis estruturais e algumas partes cobertas por chapa

Máquina que automatiza a produção das placas de identificação automotivas desenvolvida pela CoemJr


Com isso, a CoemJr recebeu uma nota de satisfação 10 por parte do cliente.

Fale conosco!

Gostaria de saber mais sobre nossos projetos, ou está em uma posição semelhante a do nosso cliente mostrado neste case? Entre em contato conosco.

Gostou do Conteúdo? Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buscamos ser o ponto potencializador de resultados, propondo soluções completas de engenharia.

Contato

Receba Nossos Conteúdos!

CoemJr 2021 © Todos os Direitos Reservados

ATENÇÃO! Ao navegar no site Coemjr.com.br, você concorda com a utilização de cookies, conforme descrito em nossa Política de Privacidade.