Conheça como analisar sua produção pela tela do computador

Otimização de processos. Crescimento da produtividade. Gerenciamento do ciclo de vida do produto. Redução de custos. A manufatura digital é uma maneira de interligar toda cadeia produtiva de uma empresa e colocá-la na tela de um computador por meio de um software, facilitando analisar e permitindo a trocar de informações entre o projeto e a produção.

Utilizando softwares, como o Plant Simulation, capazes de integrar todas as variáveis de uma manufatura e esclarecer aonde seria possível evoluir e melhorar, esse método de desenvolvimento industrial se faz possível.

O que é o Plant Simulation?

O Tecnomatix Plant Simulation, desenvolvido pela Siemens PLM Softwares, é um software de modelagem, simulação e análise de processos. Ele permite ao empreendedor visualizar todo sistema de logística de sua manufatura na tela de um computador, facilitando a identificação dos locais aonde seria possível mudar ou otimizar o fluxo do produto.

O intuito deste programa é copiar a realidade e mostra-la por um outro ponto de vista. Quanto mais próximo ao real sistema, mais o software será eficiente ao analisar a produção. Isto ocorre por conta de mostrar erros na produção como: etapas desnecessárias ou que levam um tempo excessivo, momentos que poderiam ser automatizados ou serem mais assertivos, falhas que passavam despercebidas, entre muitos outros problemas que, com o uso do Plant Simulation, seriam descobertos e estudados.



Como funciona?

Mesmo precisando de uma capacitação para utilizar o programa, a plataforma se assemelha muito com a de outros softwares CAD – Desenho assistido por computador – como o SolidWorks. Podendo trabalhar tanto com dimensões 2D quanto em 3D.

Existem algumas abas na interface, nelas estão as funções que você poderá colocar em sua área de trabalho, como:

  • Event Controller: responsável por definir a duração ou a velocidade do processo;

  • SingleProc e ParallelProc: objeto que representa um processo ou uma máquina no sistema;

  • Workplace: representa as estações de trabalho;

  • FoothPath: define o caminho por onde os trabalhadores passam, podendo configurar para que eles realmente passem em 3D para melhor estudo.

Essas funções serão utilizadas com o intuito de mapear seu sistema de produção inteiro para que sejam feitas as análises. Podendo especificar o rendimento de uma máquina, a duração de um processo, as falhas, os turnos e calendários de trabalho, os locais aonde os trabalhadores passam, aonde são os espaços de trabalho e inúmeras outras funções que possibilitam a máxima aproximação à realidade.

O programa proporciona a você visualizar a manufatura funcionando em 3D, disponibilizando uma maneira mais prática e dinâmica de encontrar os possíveis erros.



O que são MU’s?

Antes de mostrar as principais funções que o software proporciona, é necessário que você saiba o que são as MU’s. Diferentemente da física onde MU significa Movimento Uniforme, no meio da manufatura digital, MU é a abreviação para Mobile Unit, basicamente, são objetos móveis que se movimentam pelo modelo de simulação. Existem três tipos de MU’s dentro de um sistema:

  1. Entity: representa as peças do fluxo, que são produzidas, processadas e ransportadas.

  2. Container: representa as embalagens que podem ser usadas para o transporte das entity, como por exemplo caixas e paletes.

  3. Transporter: representa os veículos que podem transportar entity, como contêineres. Esse MU pode se movimentar sozinho em um objeto orientado dentro do sistema.

Principais funções

  • Source: representa o início da linha de montagem. Nele são adicionadas as MU’s do processo, definindo os parâmetros de montagem que serão utilizados, como, por exemplo, o intervalo de tempo da confecção das MU’s, o horário que inicia e termina a produção, o tipo de mobile que será feito. Assim, com o intuito de buscar igualar o Plant com a realidade, ela possui um parâmetro denominado “Failures”, onde é possível você colocar parâmetros para falhas.

  • Variable: tempo de produção, quantidade de MU’s produzidas por um determinado período. Esse recurso é responsável pela análise de dados das células em questão a fim de facilitar o estudo em cima da quantidade produzida e qualidade.

Demonstração de relatório no software Plant Simulation

  • Method: essa função é responsável por denominar quando uma MU deve passar para a próxima etapa do processo. É possível, também, programar a sequência das MU’s no fluxo, qual será escolhida primeiro, qual a sequência que elas devem seguir na linha de montagem.

  • ExperimentManager: nesse objeto é possível criar diversos cenários e gerar relatórios deles. Você também consegue atribuir descrições aos testes feitos para facilitar nas análises futuras. Ele também proporciona que você consiga comparar os experimentos realizados.

Requisitos recomendados para a instalação do software

  • Nome do Programa: Tecnomatix Plant Simulation

  • Desenvolvedor: Siemens Product Lifecycle Management Software

  • Memória: 8GB RAM

  • Placa de vídeo: NVidia GeForce GTX 660

  • Sistema Operacional: 64 bits Windows 7 / 8 / 8.1 / 10

  • Processador: Intel CoreTM i5 – 4430

  • Hardware: não suporta microprocessadores Intel Itanium

  • Espaço em disco rígido: 2GB

  • Resolução Gráfica: 1680 x 1050

  • Preço: a empresa não fornece os preços das licenças

Conclusão

Agora que você já conhece o que é a Manufatura Digital e como funciona o software que é utilizado para isso, que tal otimizar e reduzir os custos de sua produção com pessoas capacitadas para te ajudar a alcançar seus objetivos? Entre em contato com a gente!!!

Gostou do Conteúdo? Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buscamos ser o ponto potencializador de resultados, propondo soluções completas de engenharia.

Contato

Receba Nossos Conteúdos!

CoemJr 2021 © Todos os Direitos Reservados

ATENÇÃO! Ao navegar no site Coemjr.com.br, você concorda com a utilização de cookies, conforme descrito em nossa Política de Privacidade.