Case: Desenvolvimento de elevador de baixo custo

O Problema

Ruas sem calçadas e raízes de árvores no meio do caminho são frequentemente abordados nos telejornais locais de Curitiba. Muitas das áreas afastadas do centro sofrem com a falta de acessibilidade para pessoas que apresentam algum tipo de restrição para se locomover que exigem soluções de baixo custo. Com isso, não só nas ruas e bairros, mas algumas escolas não estão devidamente preparadas para receber todos os alunos.



Um desses casos é do Colégio Estadual Santa Gemma Galgani, localizada em Curitiba. Por falta de planejamento na construção, e pouco investimento por parte da prefeitura, não há adaptação no local para receber alunos cadeirantes. Com isso, o grande número de degraus e escadas longas impedem que uma das alunas consiga acessar os locais da escola livremente. Assim, comovidos com a dificuldade da colega, os alunos da escola se juntaram e fizeram uma vaquinha para poder ajudá-la, e assim, o diretor da escola contatou a CoemJr para realizar o serviço.



A ideia inicial requisitada pelo diretor era construir uma rampa móvel para a aluna, que pudesse ser facilmente realocada entre os degraus da escola, permitindo que a aluna pudesse se locomover sem a ajuda de outra pessoa. Todavia, infelizmente, o projeto não poderia ser realizado dessa forma, pois existem normas que impedem a construção de rampas com angulações muito elevadas, sendo este o caso da escada principal da escola.



Assim, a ideia foi transformada para o desenvolvimento de um elevador de baixo custo, de modo que se encaixasse com o cenário de recursos financeiros apresentado pelo colégio.






https://cdn.statically.io/img/coemjr.com.br/f=auto%2Cq=70/wp-content/uploads/2020/11/Rampoem-renderizado-2-740x520-740x520-1.png

Elevador de baixo custo desenvolvido pela CoemJr 


O Projeto: elevador de acessibilidade

Como solução alternativa, a CoemJr desenvolveu um projeto para a escada da entrada, que possui a maior inclinação. Acima de tudo, se trata de uma pequena rampa elevatória, traduzida em um elevador. Através de um mecanismo manual, ela permite que a aluna suba ou desça quando necessário. O projeto foi muito bem recebido pelo diretor e alunos da escola, recebendo uma nota 10 de satisfação.

“Deveras gratificante. Pelo desejo dos estudantes em aprender, bem como no resultado que compreendo satisfatório.”


Otávio Camargo Lobo Neto

Fale conosco!

Tem interesse em conhecer melhor o portfólio da CoemJr ou gostaria de desenvolver o seu próprio projeto? Fale com a gente!


Gostou do Conteúdo? Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buscamos ser o ponto potencializador de resultados, propondo soluções completas de engenharia.

Contato

Receba Nossos Conteúdos!

CoemJr 2021 © Todos os Direitos Reservados

ATENÇÃO! Ao navegar no site Coemjr.com.br, você concorda com a utilização de cookies, conforme descrito em nossa Política de Privacidade.