Você conhece soldagem?

Existem diversas maneiras de se unir materiais, como parafusos, cola, e rebites. A mais importante é a soldagem, que é destaque por conseguir fazer isso de forma permanente. Em síntese, soldagem é o processo que visa à união localizada, quase que imediata, de materiais, sejam eles idênticos ou não.

O processo de soldagem serve para a fabricação e recuperação de peças, equipamentos e estruturas metálicas. Assim, a sua aplicação atinge desde pequenos componentes eletrônicos até grandes estruturas, como pontes e navios. Existem diversos tipos de processos de soldagem e cada um possui sua aplicação adequada.

Na indústria, o processo mais comum de soldagem é por arco elétrico. Esse processo necessita de um eletrodo (consumível que transfere energia e fecha o circuito com as peças soldadas), um material protetor (sólido ou gasoso) para evitar a oxidação e contaminação do cordão de solda durante o processo e uma fonte de tensão e corrente, responsável pelo fornecimento de energia para fusão e alimentação do circuito. Os processos mais comuns de soldagem por arco elétrico são: com eletrodo revestido, TIG e MIG/MAG.

Eletrodo revestido

Eletrodo revestido é o processo de soldagem realizado com o calor de um arco elétrico mantido entre a extremidade de um eletrodo metálico revestido e a peça de trabalho. O calor produzido pelo arco elétrico funde o metal, a alma do eletrodo e seu revestimento de fluxo. Os gases produzidos durante a decomposição do revestimento e a escória líquida protegem o metal de solda da contaminação atmosférica durante a solidificação. Por oferecer mais flexibilidade e baixo custo, esse é o método mais utilizado quando se trata de soldagem.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Soldagem TIG

Soldagem TIG (Tungsten Inert Gas) é um processo de soldagem com a utilização de um eletrodo não consumível de tungstênio e a peça de fusão com proteção gasosa, um gás inerte, hélio (He) ou argônio (Ar), sobre a qual se faz o acréscimo ou não de um metal de adição. Utiliza-se corrente alternada na soldagem TIG. É um processo de alta qualidade e de relativo baixo custo, de aplicações diversas, indicado principalmente para materiais não ferrosos, como alumínio e inox, em que a integridade da solda é de extrema importância. Além disso, possui excelentes propriedades mecânicas, e solda praticamente todos os materiais industrialmente utilizados. Em função de tudo isso, essa solda é utilizada para juntas pela indústria nuclear, química, aeronáutica e alimentícia.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem



Soldagem MIG/MAG

Soldagem MIG/MAG (MIG – Metal Inert Gas) e (MAG – Metal Active Gas) é um processo de soldagem por arco elétrico entre a peça e o consumível em forma de arame, ueletrodo não revestido, fornecido por um alimentador contínuo. O arco elétrico funde de forma contínua o arame, à medida que é alimentado à poça de fusão. Dessa forma, o metal de solda é protegido da atmosfera por um fluxo de gás, ou mistura de gases, inerte (MIG) ou ativo (MAG). Neste processo, característico pela fácil operação, excelente qualidade de solda, alta produtividade e baixo custo, utiliza-se a corrente contínua. No entanto, pode ocorrer a presença de respingos, e há alta probabilidade de formação de poros. 

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Por fim…

Além destes processos por arco elétrico, existem outros tipos de soldagem não tão utilizados no mercado, como os de por deformação localizada. Alguns exemplos desse tipo são por abrasão, ultrassom, laser e sonda magnética. Muitos desses processos oferecem baixa produtividade e custo elevado, o que justifica a pouca utilização.

Achou legal? Venha conhecer nossa empresa pelo nosso site e converse com um de nossos consultores. Vamos fechar um projeto?

Gostou do Conteúdo? Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buscamos ser o ponto potencializador de resultados, propondo soluções completas de engenharia.

Contato

Receba Nossos Conteúdos!

CoemJr 2021 © Todos os Direitos Reservados

ATENÇÃO! Ao navegar no site Coemjr.com.br, você concorda com a utilização de cookies, conforme descrito em nossa Política de Privacidade.