Protótipo: saiba a importância de escolher o tipo perfeito


A prototipagem é uma parte essencial de quase todo projeto. Contudo, o que pode não ser tão claro para muitos é a sua real finalidade, além da dúvida de saber qual é o tipo adequado de protótipo para o seu projeto.


Quando um processo já não está trazendo os resultados esperados, é preciso reinventar. A partir da criação de novas ideias, um caminho de possibilidades é aberto. Logo, para obter os melhores resultados é preciso passar pela fase de testes. Nessa fase, cria-se um modelo de representação do produto para simular seu funcionamento e sua usabilidade, ou seja, constrói-se um protótipo.


Geralmente, são feitos com aspectos muito próximos ao produto final. Usamos para, além de simular a eficiência do produto, avaliar e testar suas características mecânicas ergonômicas, fatores humanos de desenvolvimento e design na estética final.


Etapas de um projeto

Para desenvolver um produto da melhor forma possível, temos que passar por algumas etapas:


Idealizar

Primeiramente, a idealização. Uma vez pensada a solução, é preciso ser detalhista na hora de trazer as ideias para esboços no papel, definir os componentes e pontuar suas principais características. Além disso, é importante também pesquisar e comparar a ideia inicial com modelos já existentes no mercado.


Planejar as tarefas de cada etapa do projeto e determinar o tempo de cada uma também é essencial para o seu bom desenvolvimento.


Com a primeira parte finalizada e definida, tem-se, então, a idealização necessária para que sejam realizados os cálculos e modelagens.


Projetar

Depois, a segunda parte consiste em calcular esforços para definir as medidas necessárias para modelagem


Com o projeto idealizado e todos os cálculos realizados, é necessário dimensionar e modelar em um software CAD, a fim de visualizar a qualidade da ideia e a eficácia da disposição das peças. 


Projeto no SolidWorks via: SolidWorks


Ainda na construção do projeto, muitas pesquisas são feitas com o intuito de avaliar o melhor custo benefício e escolher o melhor material para o projeto.


Dessa forma, ocorre a análise da precificação dos componentes para ajustá-la com seu orçamento. 


Prototipar  

Essa é a etapa em que transformamos o projeto em realidade.


protótipo sendo realizado com impressão 3D


Porém, mesmo com cálculos e simulações em software, o projeto continua vulnerável a falhas e carências. Da mesma forma, notam-se esses erros somente quando houver a produção efetiva do produto.


Por isso, a prototipagem é um passo muito importante antes de se iniciar a fabricação, seja ela em grandes escalas ou em quantidade única. Ao verificar as falhas e carências na etapa de prototipagem, é possível corrigi-las antes de sua produção.


Assim, podemos sanar as necessidades apresentadas, sendo uma etapa indispensável para se obter um produto final com maior qualidade.


Fabricar

Depois de identificar os possíveis erros do projeto e corrigi-los a partir da construção do protótipo, reduzimos ao máximo o risco da produção de um produto falho. Logo, partimos para a etapa de fabricação final.


A escolha do material mais indicado e do processo mais qualificado para a produção são pontos que podem ser pré-definidos na etapa da prototipagem.


Com as etapas concluídas, o produto passa a ser fabricado com uma maior segurança, visto que a margem de erros ao se utilizar do recurso de um protótipo na execução do projeto é efetivamente menor.


Importância de um protótipo

O uso do protótipo torna-se necessário para um desenvolvimento de projeto que visa a minimização de erros na sua validação e execução do produto final. Faz-se necessário para muitas coisas como:


  • Comprovar a funcionalidade: ponto fundamental para um bom resultado final. Deve-se obeter a resposta considerando tais perguntas: O projeto está atendendo todas as funções desejadas? Funciona conforme planejado? Precisa de mudanças? Como elas podem ser feitas?

  • Provar sua usabilidade: os usuários podem interagir com o protótipo, a fim de entender quais pontos do produto funcionam e quais precisam de modificações.

  • Espaço para feedbacks: os feedbacks são mais concisos e construtivos, já que, através da experiência com o protótipo, pode-se visualizar e entender como o modelo funciona.

  • Diminuir riscos: ao propor uma inovação no mercado os riscos são diversos. Alguns podem ser sanados com um protótipo, como o de lançar um produto falho ou que não desperte demanda de compra.

  • Reduzir perdas de dinheiro: perdas que ocorrem ao se investir em um produto que pode conter falhas e não ter receptividade no mercado.


Escolhendo o protótipo perfeito

O protótipo ideal é resultado de uma boa idealização e projeção do produto, podendo ser construído com duas principais finalidades: uma com foco básico no funcionamento, e a outra com uma configuração mais complexa que, além das funções, busca avaliar um design mais aproximado do resultado final.


Pensando nisso, existem alguns tipos diferentes de protótipos:

  1. de produtos físicos: são modelos feitos em material de baixo custo e suas dimensões podem variar de acordo com a avaliação a ser desenvolvida, de pequena escala até tamanho real. Muito usados para teste de equipamentos, peças industriais e móveis.

  1. de serviços: são simulações de processos, atendimento, entre outros. Essas simulações são feitas, por exemplo, com representação de papéis por especialistas. Com esse tipo de protótipo pode-se testar soluções que gerem resultados e, se houver dúvidas, como respondê-las.

  1. de serviços ou produtos digitais: são versões muito simplificadas do resultado final ou que contém apenas uma finalidade específica como, por exemplo, links sem layout apenas para testar a navegação.


Analisando todos esses aspectos e destacando os benefícios do uso de protótipos, não cabe mais as empresas correrem o risco de fabricarem produtos sem considerar o desenvolvimento de seus projetos com a fase de testes apresentada.


Se ainda tem dúvidas de como aplicar os protótipos no seu projeto, entre em contato conosco!

Gostou do Conteúdo? Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buscamos ser o ponto potencializador de resultados, propondo soluções completas de engenharia.

Contato

Receba Nossos Conteúdos!

CoemJr 2021 © Todos os Direitos Reservados

ATENÇÃO! Ao navegar no site Coemjr.com.br, você concorda com a utilização de cookies, conforme descrito em nossa Política de Privacidade.