No Brasil, o desenvolvimento de produtos e soluções em engenharia é muito dependente do mercado externo, fazendo com que essas soluções não se apliquem necessariamente à realidade dos problemas brasileiros. Por exemplo, a especificação de material para um país de clima frio pode acarretar em problemas graves durante sua utilização em um país tropical.

Esse tipo de problema é muito recorrente no Brasil com produtos importados. Além disso essa realidade aumenta o preço dos produtos e dos serviços realizados nessa área. É da necessidade de projetos pensados para a nossa demanda que as empresas juniores veem uma necessidade de fornecer serviços voltados para o mercado interno.

A CoemJr é uma empresa júnior vinculada à UFPR. Ou seja, é uma associação sem fins lucrativos e administrada por discentes que tem como objetivos a aproximação dos acadêmicos com o mercado de trabalho, proporcionando um universo real de relações empresariais e a inserção de mão de obra experiente e capacitada na área de engenharia no mercado.

Por serem vinculadas às maiores instituições de ensino superior do país, as EJs podem oferecer serviços de qualidade voltados para a demanda real do mercado brasileiro, essa qualidade geralmente está ligada ao apoio constante de professores. O contato com o meio acadêmico expõe os empresários juniores às mais novas tecnologias e métodos que são desenvolvidos no mundo científico, assim, não é incomum que esses acadêmicos cheguem eles mesmos a desenvolver essas tecnologias inovadoras. Isso garante um olhar totalmente novo e criativo para as dores do mercado atual.

Na CoemJr, os projetos são destinados a gerências, grupos de consultores direcionados pelos gerentes dando uma atenção muito mais intensa a cada projeto, pois é movimentada uma equipe toda para a realização de cada um deles. Além disso conta com o apoio de doutores de diversas áreas da engenharia mecânica, permitindo a empresa atingir excelência na execução de projetos do seu campo de atuação. Isso garante que os projetos sejam entregues de acordo com as expectativas dos clientes e no prazo estipulado.

Portanto, ao contratar os serviços de uma EJ, sua empresa contrata um serviço comprometido com resultados e qualidade. Regularmente, empresas sênior, pequenas, médias e grandes, contratam empresas juniores como uma alternativa acessível para terceirização de serviços. Além disso, há um investimento indireto na educação e na formação dos profissionais que poderão vir a trabalhar nessas mesmas empresas.