Manufatura digital: a tecnologia que deixa linhas de produção na tela do computador

Manufatura digital é um serviço da Indústria 4.0 ainda não tão comum no Brasil, que permite projetar uma linha de produção inteira em software, auxiliando inúmeros tipos de otimização de linha.
Desde a Feira de Hanover, em 2011, o termo “Indústria 4.0” vem se popularizando no mundo da engenharia. O conceito lançado neste evento prevê a existência de fábricas inteligentes que permitem se autoajustar por meio de análises computacionais. Tudo isso, em um futuro muito próximo.
A manufatura digital é um grande passo entre a atualidade e o futuro do qual foi falado há 9 anos na Alemanha. Mas afinal, o que é manufatura digital?
Manufatura digital se trata, de maneira básica, da produção de uma maquete digital de linhas de produção. Ela coloca, a partir de uma equipe qualificada e softwares específicos, todos os detalhes de uma fábrica no computador, incluindo máquinas, pessoas e tempos. Com isso, é possível enxergar, de maneira digital, o cenário atual e real da produção em questão

Deste modo, a equipe fica muito mais apta a análise de gargalos e potenciais de mudança, uma vez que tem toda a produção na tela do computador. Além disso, isso permite, também, que qualquer tipo de cenário seja testado e simulado antes que sejam feitas alterações reais no chão fabril — algo que pode economizar muito dinheiro e tempo.
Assim, esta tecnologia permite que, de maneira simples e sem qualquer tipo de perda de tempo e dinheiro com testes físicos e reais, a produção esteja cada vez mais próxima do seu potencial máximo:
- economizando recursos
- sendo mais ágil
- com menos erros
Isso tudo, com melhorias contínuas a cada dia.
Assim, é possível concluir que, a partir da implementação de tecnologias como essas, as fábricas ficam cada vez mais próximas do cenário abstraído em 2011. Com manufatura digital, pode-se perceber que as fábricas estão cada vez mais próximas de serem passadas a um estágio de gestão muito mais prático e pertinente com as expectativas de um século XXI.