O Desenvolvimento Sustentável na Engenharia Mecânica

Devido ao aumento do nível dos gases de efeito estufa na atmosfera, aumento da temperatura média da Terra e o crescimento dos lixões no Brasil e no mundo, o desenvolvimento sustentável vem ganhando cada vez mais atenção.
Pensando nisso, a ciência e a tecnologia estão constantemente oferecendo novas possibilidades para construirmos um mundo mais sustentável.
O que é desenvolvimento sustentável?
Na forma mais sucinta, desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento que possa suprir as necessidades da geração atual sem arriscar comprometer as gerações futuras.
Assim, essa linha de pensamento incentiva criar inovações que sejam viáveis ambientalmente e economicamente para que possam ser implementadas em larga escala.
Como a engenharia entra no processo? A engenharia, na sua essência, é uma busca incansável por criar coisas novas: novas maneiras de gerar energia, como motores à combustão, em processos que causam menos dano ao meio ambiente, como carros elétricos.
Por que a sustentabilidade é essencial na engenharia?
Por mais que não pareça, os recursos que usamos no dia a dia: plásticos, água, petróleo, madeira ou qualquer material proveniente da Terra são todos finitos, ou seja, um dia eles vão acabar.
Na engenharia aproveitamos esses recursos diariamente. Portanto, seja em protótipos ou em produtos finais, para qualquer engenheiro, é muito importante que esses recursos continuem disponíveis pela maior quantidade de tempo possível.
Como está a Terra?
É fato que a Terra corre grandes riscos que podem ser percebidos hoje. Um exemplo: a temperatura média da terra que subiu 1ºC desde o início da revolução industrial, derretendo 3,5 milhões de km² de gelo do gelo do mar ártico. Essa quantidade de gelo representa uma diminuição de 45% da área, elevando o nível do mar em 8cm.
O Brasil produz em média 11,3 milhões de toneladas de lixo por ano, ficando em quarta posição no ranking de países que mais produzem lixo, atrás somente dos Estados unidos, China e Índia. O mais chocante disso tudo é que apenas 1,28% desse lixo é reciclado.
Outro dado interessante é que, se todos vivessem como o Brasil, precisaríamos de 2,5 planetas Terra para podermos continuar vivendo de forma sustentável, no qual a Terra conseguiria gerar recursos suficientes na mesma taxa que são utilizados. Já se todos vivêssemos como nos Estados Unidos, precisaríamos de 5 Terras. Para descobrir quantas Terras você precisaria pode descobrir aqui!
Caso continuemos vivendo sem seguir o conceito de sustentabilidade, a situação tende a piorar. Podendo, até o ano de 2100, fazer a temperatura da terra subir até 4,8ºC e elevar o nível do mar em até um metro. Mais uma razão para nos importarmos com o tema.
Uma ideia com muito potencial de solução é a dos 5 R’s (Reduzir, Repensar, Recusar,Reutilizar e Reciclar), que visa diminuir a quantidade de lixo gerada no planeta. O quinto R, Reciclar, é o mais importante para empresas, visto que podem ter dificuldade em diminuir os recursos, mas podem aproveitá-los depois que já foram usados de forma mais eficiente.

Na engenharia mecânica, como o tema é abordado na prática?
Como os automóveis estão evoluindo?
Não é segredo que boa parte da engenharia mecânica está voltada para a parte automotiva, que é uma questão importante quando se fala em sustentabilidade.
Os gases emitidos por carros representam 72% da emissão total no país, pesando muito na balança do efeito estufa. Então, pensando nisso, muitas empresas multinacionais estão inovando cada vez mais para reduzir esses gastos.

Tesla, BMW, Porsche são grandes nomes na área da mecânica, e também na área da sustentabilidade. A Tesla é uma das maiores empresas na área, produzindo somente carros elétricos, cheios de tecnologia, carregamento rápido, conexão com a internet e até Netflix em alguns modelos.
Já a Porsche e a BMW entram com modelos híbridos e elétricos, que combinam motores a combustão e motores elétricos.
Porém, não são só as multinacionais que conseguem inovar na área dos automóveis. Iniciativas como a equipe do EcoOctano também fazem a diferença.
O EcoOctano é um projeto liderado por alunos de várias áreas da engenharia da UFPR (Universidade Federal do Paraná). Constroem carros, elétricos e à combustão, que usam a menor quantidade de energia para percorrer a maior distância possível. Participando em grandes competições e pesquisando tecnologias que revolucionaram a área.
Perguntamos ao Michel Hilgemberg, aluno de engenharia mecânica e participante do projeto, sobre o que ele acha a respeito da sustentabilidade na engenharia: “Na minha visão, uma das formas da engenharia impactar de maneira positiva a sociedade do hoje e do amanhã, acontece quando aliada à sua prática existe a sustentabilidade”.
E nas outras áreas da engenharia?
Nem só de carros vive a engenharia, então quais outras áreas inovam no quesito da sustentabilidade? A resposta varia muito, existem diversas iniciativas.
Assim, por exemplo, é uma máquina que realiza a limpeza de peças de usinagem usando ar comprimido, o que evita o desperdício de água que podem ser usadas para outros propósitos.
Outra grande área que gera inovação na sustentabilidade é na geração de energia sustentável. Seja por meios já conhecidos como energia eólica ou solar, ou por inovações como gerar energia a partir da biomassa. Gerar energia limpa é a chave para o futuro, pois o mundo hoje não funciona sem energia.
Além de buscar por novas maneiras de gerar energia, a engenharia também tenta aumentar a eficiência de métodos conhecidos. Por exemplo: a geração de energia em represas, encontrando formas de diminuir a perdas pelas máquinas, por vibrações ou por falhas no sistema que, mesmo que não da forma convencional, pode economizar muitos recursos para o planeta.
Nessa vertente encontramos indústrias que tentam aprimorar suas linhas de produção para diminuir gastos com energia, água e outros recursos; bom para elas e para o planeta. Se quiser saber mais, confira esse artigo sobre a manufatura digital e indústria 4.0.
E daqui para frente?
Mesmo com todos os avanços, o mundo das inovações sustentáveis ainda está longe de ser perfeito. Pois muitas das tecnologias citadas ainda são soluções caras e inviáveis para muitos projetos. Felizmente com o avanço da tecnologia vem ficando cada vez mais acessível.
Para ajudar existem muitas maneiras,uma das mais eficazes e fáceis é divulgar conteúdo que espalhe consciência para as pessoas e mostrar que pequenas ações fazem uma grande diferença seja por reciclar seu lixo, escolher marcas que usam menos matéria prima, colocando um painel solar na sua casa, ou ajudando iniciativas estudantis, que precisam muito de recursos para continuar fundando a inovação.
O desenvolvimento sustentável da indústria é essencial para a vida do nosso planeta. Projetos adaptados à ecologia estão crescendo dentro da ideologia do futurismo. Caso queira implementar essa ideia dentro de sua área, mas não sabe como achar uma solução inovadora e que atenda suas necessidades, converse com um de nossos consultores!