Conheça as vantagens do mockup em impressão 3D

Mockup é basicamente uma representação estática de um produto final, muito próxima da realidade, ou seja, com um design muito próximo do objeto final esperado, que tem como objetivo gerar estímulos visuais para facilitar as propostas de críticas e melhorias, antes que o projeto esteja numa fase já muito avançada (para saber mais, acessar o link: Mockup, uma maneira de testar seu produto
Por se tratar de uma pré-visualização, alguns pontos são bastante importantes para possibilitar uma boa experiência:
- a seleção do material para a confecção do mockup é muito importante para garantir que o design se aproxime de fato ao esperado no final
- o custo da confecção do mockup não pode ser elevado, pois o objetivo é possibilitar a correção/aprimoramento do objeto caso necessário, se possível em mais de um momento durante a execução do projeto
Através desses dois pontos, chegamos em uma técnica que possibilita o equilíbrio ideal entre os dois pontos: a impressão 3D.

Nesse artigo, você entenderá quais os benefícios do uso da impressão 3D na confecção do seu mockup.
Por que utilizar impressão 3D para produção do meu mockup?
Mockups profissionais, que são aqueles que dispõe de uma maior qualidade e precisão na representação, demandam métodos de fabricação/elaboração muito precisos, o que torna mais difícil a redução do custo de confecção.
Uma alternativa cada vez mais recorrente no mercado, não só para a fabricação dos mockups, mas também com diversas outras finalidades, é a manufatura aditiva, popularmente conhecida como impressão 3D, por conta da sua precisão e pela possibilidade de produzir formas bastante complexas através de diferentes métodos que serão citados mais adiante.
Exemplos de mockup em impressora 3D
Abaixo, estão presentes alguns exemplos de usos supreendentes da impressão 3D para a confecção de mockups:
Automóvel Strati – Local Motors (matéria completa no site da Exame aqui)
Na Mostra Internacional de Tecnologias de Manufatura (The International Manufacturing Technology Show) de 2014, a Local Motors surpreendeu a todos com a estrutura de um carro (carenagem, rodas e acessórios) totalmente impressos em 3D. O mais surpreendente é o tempo em que a estrutura levou para ficar pronta: 44 horas.
Segundo a empresa, o material utilizado foi um polímero plástico ABS reforçado, com estrutura de carbono para assegurar maior resistência.
Esse é um ótimo exemplo da aplicação do uso de Impressão 3D para produzir testes de forma rápida e acessível.

Calçados impressos em 3D – Futurecraft 4D Adidas (matéria no site do G1 aqui)
O ano de 2017 foi marcado por uma corrida entre grandes marcas de calçados para avaliar quem conseguiria dominar o mercado de calçados impressos em 3D primeiro. Marcas como Adidas, Nike, Under Armour e New Balance correram para produção de seus testes de sola de calçado produzidas usando a técnica de impressão 3D.
A Adidas disparou na frente, fechando no ano de 2017 uma parceria com uma empresa do Vale do Silício chamada Carbon, o que permitiu um aumento considerável na produção das solas, o que permitiu que o Futurecraft 4D fosse lançado antes dos modelos das rivais.

Estes são apenas alguns exemplos das aplicações da Impressão 3D em testes cada vez mais profissionais na indústria. Entenda nos próximos tópicos os principais tipos de impressão 3D e os materiais mais utilizados.
Tipos de impressão 3D existentes
O processo de manufatura aditiva, que se popularizou como “impressão 3D”, consiste na aplicação de matérias, mais comumente polímeros, em camadas que se sobrepõem uma a outra até formar uma peça ou objeto, que geralmente foi modelado em algum software.
O que muitos não sabem é que a generalização “impressora 3D” desconsidera a existência de diversos tipos de processos possíveis, como por exemplo:
- Modelagem por Fusão e Disposição (FDM);
- Estereolitografia (SLA);
- Sinterização Seletiva a Laser (SLS).
O método que mais se popularizou, por conta principalmente da sua precisão e seu custo relativamente baixo, foi o de Fusão e Disposição (FDM), que consiste na extrusão de material (geralmente um tipo de filamento plástico, mas também podendo ser utilizado um cerâmico, resinas, alimentos e até mesmo tecidos humanos) derretido, que é depositado em uma superfície, camada por camada sobreposta, até formar o objeto.

O material mais comumente utilizado é o Ácido Poliláctico (PLA), que é derivado de resíduos vegetais e possui baixo ponto de fusão, característica importante para a impressão 3D. É bastante moldável e muito forte, apesar de ter um caráter frágil.
A superfície dos objetos impressos usando PLA pode ser tratada usando resina de laminação junto com um catalisador, ou com esmalte multiuso. Esses usos estão mais bem explicados nesse vídeo.
Outro material bastante utilizado é o Acrilonitrila Butadieno Estireno (ABS), que possui uma ótima resistência mecânica e térmica. É amplamente usada na indústria automotiva para impressão de peças de automóveis, como por exemplo o painel.
A superfície do ABS também pode ser tratada, utilizando por exemplo acetona, para dar um melhor acabamento superficial, garantindo assim uma boa aparência. O uso da acetona para o acabamento com ABS pode ser encontrado nesse vídeo.
Conclusão
Nesse artigo conseguimos entender um pouco mais sobre os benefícios de utilização de impressão 3D na confecção de um mockup, principalmente por conta do custo associado a produção, a velocidade consideravelmente rápida e as possibilidades de obtenção de um bom acabamento mesmo em peças impressas em 3D.
Manufatura aditiva e o uso dos mockups são tecnologias que vieram para ficar, o que pode ser observado através dos exemplos. Já pensou em utilizar da impressão 3D para imprimir o seu mockup? Contate a CoemJr através desse link para saber mais!