Case: Catraca flap para controle de público feita em 3 dias

O ano de 2020 trouxe ao mundo uma pandemia jamais antes vista, transformando para sempre a forma como vivemos. Nesse cenário, tomar os cuidados necessários para diminuir o contágio tornou-se imprescindível. Pensando nisso, um dos principais cuidados necessários, diz respeito à evitar aglomerações em ambientes fechados ou abertos.
Com isso, a equipe da CoemJr enfrentou um desafio: como controlar o número de pessoas dentro de um estabelecimento público e sujeito a lotação sem que ele ultrapasse as indicações de segurança?
O Problema
Pensando nos desafios antes listados, nosso cliente final, uma Prefeitura do estado de São Paulo, tinha uma demanda específica: um dispositivo que controlasse o número de pessoas dentro de um Poupa Tempo. Além disso, projeto de máquina, exigia uma série de particularidades:
- Um leitor de cartão de identificação pessoal com foto;
- Câmera pra reconhecimento facial, para confirmar a validade do documento;
- Medidor de temperatura corporal, a fim de impedir a entrada de pessoas com sinais de febre.
Ademais, o maior desafio: a máquina precisava de um desenvolvimento completo em 3 dias corridos para que o cliente pudesse dar andamento a projetos paralelos.
O desenvolvimento em 3 dias
Para atender a exigência do cliente e desenvolver máquina de maneira ágil como a sua necessidade, o projeto foi dividido em quatro módulos: estrutura, sistema de movimentação, portas e sensores.
Dessa forma, o desenvolvimento envolveu projetização, modelagem CAD, desenhos técnicos, escolha do modelos de motor de passo e dimensionamento de mecanismos específicos para este caso particular de catraca flap. Outros passos envolvidos foram para atender as demandas citadas anteriormente: posicionamento de câmera, leitor de cartão, medidor de temperatura, entre outros.
Saiba mais sobre desenvolvimento de projetos de maneira ágil pelo framework Scrum
O projeto: catraca flap

Para resolver todos estes requisitos, a CoemJr desenvolveu uma máquina capaz de realizar todas as medições necessárias, contando com sensores de presença, leitores de documento e câmera. Dessa maneira, a projetização do mecanismo principal foi criada com uma atenção especial, visando, principalmente, que ele fosse discreto, compacto e eficaz, inspirado em catracas flap já existentes no mercado.
Assim, como exigido pelo cliente, o desenvolvimento da máquina foi executado com êxito em 3 dias corridos, recebendo, assim, uma nota 10 de satisfação.
O pessoal da Coem fez um projeto de uma catraca Flap. Tivemos bastante pressa, e o pessoal da Coem conseguiu nos atender com rapidez, atenção e qualidade.
Johannes Van Dooijeweert
Confira outro case: Automatização da produção das placas do Mercosul
Fale Conosco!
Tem interesse em conhecer melhor o portfólio da CoemJr ou gostaria de desenvolver o seu próprio projeto? Fale com a gente!