As vantagens de estudar sua linha de produção

Você já se perguntou se sua linha de produção está atuando com sua máxima capacidade produtiva? Ou se há setores com sobrecarga de trabalho? Ou até mesmo se há atividades que geram retrabalhos desnecessários? Essas questões são respondidas por meio da análise estatística da produção, que levanta dados e análises que indicam o desempenho de cada setor para se tomar decisões assertivas. 

Esse estudo inclui a cronometragem das atividades, a observação dos movimentos e processos e análises estatísticas que indicam uma linha equilibrada ou não. Ele também sugere possíveis soluções de melhorias, como a compra de maquinário, realocação de pessoal ou alteração do layout da linha, por exemplo.

Assim, esse artigo busca apontar as principais razões e vantagens de se estudar a linha de produção de forma estatística, objetivando atingir seu máximo potencial.

Identificação de gargalos

Concept, Man, Papers, Person, Plan, Planning, Research



Ao realizar a cronometragem de cada atividade e movimentos realizados pelos funcionários, é possível avaliar em que etapas a produção tende a ser mais lenta ou acumular funções.

Esses gargalos podem estar presentes por várias razões, como a sobrecarga de trabalho, a alta duração da atividade, falta de organização da equipe, necessidade de maquinário específico, entre muitos outros.

Então, com a identificação desses gargalos, é observado e avaliado como e quanto o funcionamento desses setores podem ser otimizados, e como eles influenciam a linha como um todo.

Redução de desperdícios de recursos

Accounting, Report, Credit Card, Payment, Charge



Assim como é uma vantagem a identificação de gargalos, também é vantajoso analisar os dados coletados para evitar desperdícios no presente e no futuro.

Um estudo minucioso da linha mostra como os recursos financeiros, de matéria prima e de mão de obra estão sendo utilizados atualmente. Desse modo, é possível diagnosticar se a matéria prima está sendo bem aproveitada, ou até se há a necessidade de possuir tantas pessoas realizando certa função, por exemplo.

Além disso, os dados tornam possível a avaliação das vantagens e desvantagens de futuramente investir recursos financeiros em mais pessoal ou em uma máquina específica. Dependendo do caso, as análises podem mostrar tanto a necessidade quanto a desvantagem desses investimento.

Aumento da produtividade

Financial, Analytics, Blur, Business, Close-Up



Sem um estudo detalhado dos tempos e processos, não se conhece plenamente a capacidade produtiva atual. Porém, com base em dados e análises críticas, o conhecimento do potencial da linha é determinado com assertividade.

Desse modo, as decisões de aumentar a produção serão tomadas com mais segurança. Com isso, se garante que a linha possa realmente desempenhar o esperado pela equipe, ao invés de ser exposta a dificuldade de atender as demandas.

Além disso, ao utilizar esses dados para eliminar os possíveis gargalos ou reduzir os desperdícios de recursos, há a possibilidade de aumentar a capacidade produtiva atual, sendo possível atender as demandas do mercado com mais facilidade.

Simulações de alterações na linha

Startup, Business, People, Students, Office, Strategy



Uma representação digital do funcionamento da produção é uma opção útil para grandes linhas. Assim, por meio de softwares e cronometragens, é possível visualizar de maneira simplificada todo o processo e simular alterações com facilidade.

Porém, nem sempre é vantajoso utilizar o modelo digital da linha. Mas principalmente produções complexas e com muitas etapas podem realizar simulações nesses softwares. Isso acontece ao testar qual seria o impacto de alterar o layout ou adicionar funcionários em certos pontos da linha, por exemplo.

Assim, antes de tomar uma decisão de alterar algum aspecto da linha, pode-se avaliar as consequências esperadas no modelo digital antes, sem a necessidade de interromper a produção real.

Conclusão

Diversas razões demostram a importância de ter a linha de produção estudada. Isso porque se tomam decisões em relação a linha com base em análises estatísticas e observações de uma equipe focada em avaliar o desempenho da produção.

Seja pela identificação de gargalos, redução de desperdícios de recursos, aumento da produtividade ou simulações de alteração da linha, o estudo aprofundado da sua linha de produção traz diversas vantagens para a produção das empresas.

E você? Tem interesse em se beneficiar com uma análise da sua produção? Fale com a gente e saiba mais sobre com a Coem pode te ajudar.

Gostou do Conteúdo? Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buscamos ser o ponto potencializador de resultados, propondo soluções completas de engenharia.

Contato

Receba Nossos Conteúdos!

CoemJr 2021 © Todos os Direitos Reservados

ATENÇÃO! Ao navegar no site Coemjr.com.br, você concorda com a utilização de cookies, conforme descrito em nossa Política de Privacidade.