O objetivo do projeto foi realizar a simulação de um módulo de uma torre de rádio amador produzida pela empresa contratante. As cargas consideradas na simulação foram calculadas de acordo com a norma NBR 06123, que trata das forças em estruturas devido ao vento.
Primeiramente a torre foi reproduzida em SolidWorks a partir das medidas fornecidas pela contratante, presentes em um desenho 2D realizado no AutoCad. Quando enviado para o Ansys, percebemos que haviam algumas inconsistências na geometria e na malha gerada. A solução foi realizar o desenho no próprio Ansys.
O desenho em SolidWorks foi útil para extrair as medidas da torre, utilizadas para os cálculos segundo a norma. Feitos os cálculos, inserimos os valores no Ansys, com a geometria já gerada, com uma boa malha, condições de contorno e materiais especificados.
Após realizada a simulação estrutural e verificados os modos de vibração, foi realizado o relatório mostrando os resultados, como pontos de deformação máxima, tensões máximas e modos críticos de vibrar.
A maior dificuldade foi acertar a malha e a geometria no Ansys, pois inicialmente estavam havendo alguns conflitos.
  • Gerente Matheus Pessanha
  • Finalizado em 2016
  • Share
Mais Projetos