O projeto Resíduos surgiu de uma necessidade do cliente de reutilizar o material de descarte de seu processo produtivo, predominantemente resíduos de EVA e poliéster. A proposta foi desenvolver três produtos de valor agregado que poderiam ser gerados à partir dos resíduos como matéria prima, além de um mapeamento de prováveis compradores.
O projeto iniciou-se com o estudo dos resíduos, como suas características e quais as aplicações poderiam ser feitas segundo estudos já desenvolvidos na área. Foram definidas três soluções: concreto leve, argamassa leve e placa cimentícia.
O concreto leve e argamassa leve foram desenvolvidos em parceria com professores especialistas no assunto, da Universidade Federal do Paraná. A placa cimentícia foi desenvolvida com algumas orientações de professores da engenharia civil, mas realizada pelos próprios consultores. Ela foi modelada e sua proporção decidida com base em estudos já existentes. Apresentou também excelentes resultados, embora não tenham sido realizados testes a pedido do cliente.
Uma das maiores dificuldades na execução do Resíduos foram as áreas de estudos envolvidas, que foram além da engenharia mecânica.
As soluções encontradas fornecem ao cliente uma forma de destinar adequadamente os resíduos do seu processo produtivo e ao mesmo tempo gerar um produto que pode aumentar a lucratividade da empresa, abrindo oportunidades para um novo mercado.

 

  • Gerente Matheus Pessanha
  • Finalizado em 2015
  • Share
Mais Projetos