O Bikoem surgiu em meio a um concurso interno da empresa, o qual buscava encontrar um projeto que apresentasse um apelo social e que pudesse ajudar a todos os envolvidos em sua elaboração. Desse modo, decidiu-se pela criação de um projeto de compartilhamento de bicicletas que viesse a beneficiar alunos e colaboradores da Universidade Federal do Paraná, transformando, dessa maneira, as bicicletas em um meio de transporte para todos dentro do campi.
Em meio a uma era na qual muito se fala sobre sustentabilidade, poluição e efeito estufa, o projeto Bikoem veio com o objetivo de mobilizar toda uma geração em prol dessa causa, logo que incentiva o uso de um meio de transporte totalmente limpo (não emissor de gases poluentes) e conta, em suas estações, com placas solares capazes de suprir 100% da energia necessária ao funcionamento do sistema.
Ao longo de dois anos de trabalho, diversos modelos de sistema foram elaborados, envolvendo Modelagens 2D e 3D, bem como a otimização de custos.
Atualmente, o projeto participa da Comissão de Mobilidade da PRAE (Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis) visando conseguir incentivos para sua implantação final no campus.
  • Gerente 2016 Bruno Chede
  • Gerente 2017/1 Bruna Rohloff
  • Em finalização
  • Share
Mais Projetos