Podemos dizer que com o avanço e desenvolvimento da sociedade, a convenção de boas condições sociais, tem sido levada muito mais em consideração. O bem-estar é um dos pilares mais bem vistos e aceitos em todas as sociedades, tais como a prevenção de riscos. Podemos ligar essa evolução com nosso cotidiano e até mesmo na nossa rotina. Tomamos muito mais cuidados hoje com coisas que no passado não eram levadas em conta. Infelizmente, o bem-estar nem sempre é levado em conta em alguns aspectos, como o trabalho, por exemplo.

Definimos segurança do trabalho como sendo a ciência que estuda as possíveis causas dos acidentes e incidentes originados durante a atividade praticada pelo trabalhador. Tal estudo tem como objetivo a prevenção de acidentes e até mesmo de doenças causadas pela carga de trabalho. A segurança do trabalho atinge sua finalidade quando consegue proporcionar a ambos, empregado e empregador, boas condições e bem-estar, visando prevenção de riscos e saúde.

Assim como no nosso cotidiano, muitas vezes os trabalhadores não reconhecem ou não sabem dos riscos que estão expostos ao exercer as tarefas. Por isso, é importante falar sobre a segurança do trabalho e como praticar ela pode melhorar os hábitos das pessoas.

Como implementar segurança do trabalho na sua empresa? Como melhorar a conscientização dos trabalhadores? Siga abaixo…

Primeiro as lideranças precisam ter um mínimo conhecimento de segurança junto ao departamento de RH, sendo indispensáveis para implantação de técnicas que facilitarão o planejamento e execução. Os setores devem estar alinhados em conjunto, aprendendo sobre algumas áreas (como medicina do trabalho e normas e medidas de segurança, por exemplo) com o objetivo de melhorar o bem-estar e a qualidade de vida dos colaboradores.

A parceria entre líderes e o RH é fundamental para a segurança ser implementada na empresa. Após, é necessário um cargo especifico para um profissional que seja responsável por coordenar as atividades e segurança, saúde e ambiente da empresa, sendo um cargo de liderança focado em segurança do trabalho, muitas empresas tem esse cargo que é chamado de gestor em segurança do trabalho.

Outros profissionais também podem ajudar e auxiliar na segurança, mas isso também depende do tamanho da sua empresa e do número de funcionários, como: Médico, Enfermeiro e até mesmo Engenheiro de Segurança do Trabalho.

Depois de um planejamento e implantação da segurança do trabalho, você precisa conscientizar seus colaboradores. De nada adianta ter um bom plano, mas sem ser colocado em prática. Na execução das atividades, os trabalhadores envolvidos estão diariamente expostos a riscos, sendo necessário tomar precauções para evitar acidentes.

Por isso promover a segurança do trabalho entre funcionários é tão importante quanto os objetivos da empresa. Divulgar informações, fiscalizar o cumprimento das normas e oferecer treinamentos são algumas formas de fazer isso.

Quais os benefícios que a segurança do trabalho pode dar aos colaboradores e funcionários?

– Redução de Custos: a implementação tem seu preço, mas com certeza o custo com afastamentos e danos a máquinas são maiores.

– Produtividade e Qualidade de Vida: ambiente com boa qualidade de vida ajudam na motivação, engajamento e também produtividade.

– Reputação da empresa: empresas preocupadas com colaboradores e funcionários são bem vistas no mercado de trabalho.

Existem normas para regulamentar a segurança do trabalho?

Com certeza! O setor de saúde e segurança do trabalho é orientado por uma série de regras. As Normas Regulamentadoras, conhecidas pela sigla NR, são algumas delas. Toda empresa pública ou privada que tenha funcionários regidos pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) deve segui-las. Existem 36 NRs aprovadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego, tratando da segurança em diferentes aspectos, como indústria, agricultura, mineração, entre outros. Você pode conferi-las aqui.

Todas essas maneiras facilitam a implementação e a qualidade de vida de funcionários e colaboradores. Junto ao RH e os responsáveis pela segurança, inclua todos os funcionários nesse processo.

Como vimos, a segurança está relacionada a vários conceitos, mas principalmente 3: risco, continuidade e confiabilidade. Dentro de uma empresa, garantir que esses conceitos sejam aplicados a favor do empregador e empregado, favorece e desenvolve a sociedade e as pessoas como um todo.

One comment

  • coemjr
    coemjr

    Que show!!

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