Com a modernidade, os processos industriais vêm sendo cada vez mais explorados com o objetivo de melhorar o desenvolvimento dos produtos e também padronizar etapas, gerando maior lucro com menos trabalho. A busca pela implementação de sistemas de gestão da qualidade, atua diretamente como uma forma de melhorar a qualidade de seus produtos e serviços.

E como esse processo de modernização está ligado com a parte de gestão da qualidade? Simples, a organização dos processos de qualquer departamento da empresa (ou dela toda), com padrões mínimos para o desempenho das atividades, cria um modelo de excelência que serve como guia para alcançar os melhores resultados. Para ser mais direto, utilizando um bom sistema de gestão da qualidade, a organização consegue controlar e melhorar qualquer processo de forma mais rápida e simples, atuando assim como uma ferramenta ótima para beneficiar a empresa.

A partir daí, entendemos a importância de um bom sistema de qualidade, e como estudar a empresa e fazer com que exista um controle que possibilite garantir a qualidade nos processos e serviços? Um pouco mais complicado, mas alcançável…

Implementar um tipo de sistema de gestão da qualidade pode ser complicado, dependendo do tamanho da empresa e dos processos, mas quanto mais desafiador, mais eficiente ele pode vir a se tornar. Para ter como base, o mais importante é considerar que a qualidade só traz benefícios, podendo ser diretos ou indiretos.

 

Figura 1

A qualidade nas empresas têm como referência a certificação emitida pela International Standardization Organization (ISO). Não há outro caminho para implementar a qualidade que não passe pela certificação da ISO.

A principal, que engloba processos de um modo geral, aplicável a diversos tipos de empresas, é a certificação ISO 9001. Existem outros certificados, mas fogem um pouco do foco geral.

E quais são os critérios para a concessão do selo ISO 9001? Para que ele seja concedido a uma empresa, deverão ser atendidas exigências nos seguintes campos:

– Foco no cliente

– Liderança

– Envolvimento das pessoas

– Abordagem por processos

– Abordagem sistêmica

– Melhoria contínua

– Decisões baseadas em fatos

– Relacionamento com fornecedores

Para garantir a conformidade, as empresas precisam implementar um Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ). A partir do momento em que efetiva um SGQ, os processos são padronizados, o que permite medir com mais precisão os resultados.

Figura 2

Portanto, garantimos que o controle e gestão da qualidade caminhando juntos de forma efetiva podem, diretamente ou indiretamente, melhorar o desenvolvimento da empresa. A utilização de tal ferramenta permite que os processos possam ser cada vez mais sofisticados, dando para empresa, para seu produto ou até mesmo para o seu cliente uma satisfação muito grande. Empresas com gestão da qualidade implementada da forma correta, tendem a colher bons frutos em um tempo menor do que empresas que não utilizam dessa ferramenta. Você já deve ter escutado alguém dizer “tempo é dinheiro”, hoje descobrimos que “gestão da qualidade também é dinheiro”.

 

 

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